Compartilhar

por Equipe do Observatório

Serviços crescem 9,9% em Goiás em agosto

O setor de serviços voltou a registrar, pelo 31ª vez seguida, alta em Goiás no mês de agosto de 2023. Segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o aumento desta vez foi de 9,9% em relação ao mesmo mês em 2022.

A área de transportes, serviços auxiliares ao transporte e de correios puxaram a alta com um crescimento de 17,3%. Em segundo lugar, está a área de informação e comunicação (11,9%). No acomulado do ano, a expansão do setor foi de 7,9%.

“O setor de serviços é muito ancorado no consumo das famílias e dependente do aquecimento econômico”

O turismo no Estado diminuiu o ritmo em relação ao primeiro semestre, mas ainda teve a segunda maior alta do país neste mês, com aumento de 1,8%, atrás apenas do Paraná, que registrou 2,6%. Em relação a agosto de 2022, o turismo cresceu 2,1% em Goiás, com um acúmulo de 3,6% em 2023.

“O setor de serviços é muito ancorado no consumo das famílias e dependente do aquecimento econômico”, diz Synthia Santana, gerente de Análise Estrutural do IBGE. A analista também destaca a recuperação dos empregos no setor a nível nacional: “Passados os efeitos imediatos da pandemia, o setor de serviços conseguiu recuperar os níveis de ocupação de 2019″.

Isso também foi refletido pelo lado empresarial: a atividade de prestação de serviços não financeiros chegou ao número de 52.986 estabelecimentos em funcionamento em 2021, maior número registrado desde 2007, em Goiás, um crescimento de 19,2% em relação a 2022.