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por Equipe do Observatório

Aumento do interesse por compras na Páscoa reflete melhoria na renda

Segundo um levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Goiânia, 74% dos consumidores da capital pretendem presentear nesta Páscoa, isto é, cerca de 700 mil pessoas. Segundo a apuração, o tíquete médio é de R% 90 com média de compra de três produtos por cliente.

O período deve movimentar R$ 72 milhões na Região Metropolitana. Nacionalmente a perspectiva também é de um aumento de até 15% no consumo segundo levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), mesmo com um aumento de cerca de 20% nos preços dos ovos de Páscoa.

“O ovo de Páscoa é um produto diretamente ligado ao aumento de renda da população”

Para o economista Luiz Ongaratto, “o ovo de Páscoa é um produto diretamente ligado ao aumento de renda da população. Pode funcionar como um ‘termômetro’ para o momento do mercado”, avalia. Segundo a Abras, o principal produto a ser comprado serão ovos de chocolate com brindes ou brinquedos.

“O índice de desemprego está baixo atualmente, e percebemos que a renda das famílias, e consequentemente o consumo delas, está aumentando. As famílias poderão ter uma Páscoa com mais produtos à mesa”, completa. De fato, vale ressaltar que Goiás atingiu o maior número de trabalhadores já registrado e segue com a renda per capita acima da média nacional.

A renda média registrada em 2023 é de R$ 2.017 com um total de 3.8 milhões de goianos ocupados. “Importante lembrar que o consumo também reflete o otimismo do momento. Portanto há mais consumo porque as pessoas sentem que não há riscos de perda de emprego e renda, podendo assim, consumir produtos como o ovo de Páscoa”, finaliza o economista.