Compartilhar

por Equipe do Observatório

Goiânia, Aparecida e Anápolis são as cidades que mais geraram emprego até agora em 2024

O estado de Goiás registrou 28,2 mil novos postos com carteira assinada no primeiro bimestre de 2024, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

Destes, Goiânia gerou 2.747 novas vagas com carteira assinada, seguida por Aparecida de Goiânia (1.175), Anápolis (1.092), Cristalina (944) e Rio Verde (714). O estado tem, ao todo, 1,54 milhão de pessoas registradas com carteira assinada.

“Você tem ali uma concentração de serviços de tecnologia, serviços de suporte, tudo aquilo que vai permitir com que várias atividades econômicas se desenvolvam”

O setor de serviços continua como o que mais contratou, preenchendo 6.330 novas vagas em fevereiro, seguido pela agropecuária, com o preenchimento de 2.645 vagas formais. A indústria também foi destaque com 1.773 contratações, assim como a construção civil, com 1.359.

O economista Luiz Ongaratto destaca o papel de Goiânia nessa conta e salienta que é resultado de toda uma cadeia entre os diferentes setores da economia. “A gente está tendo o crescimento econômico dessas atividades já há algum tempo. Isso vai fazendo com que a demanda por serviços vá aumentando, sejam bares, restaurantes, lazer: você tem ali uma concentração de serviços de tecnologia, serviços de suporte, tudo aquilo que vai permitir com que várias atividades econômicas se desenvolvam. O setor de serviços acaba sendo um termômetro dessa economia que é mais pulsante do que em demais estados”.

Saldo de atividade econômica em Goiânia em fevereiro de 2024

Segundo os dados do Caged, a maioria dos postos de trabalho foi ocupada por homens, que preencheram 9.451 vagas. A maioria das novas posições foi ocupada por pessoas com ensino médio completo (9.565 vagas). Outro dado que podemos destacar é que 5.846 desses novos empregos foram ocupados por jovens: pessoas entre 18 e 24 anos de idade.