por Equipe do Observatório

Volume de vendas do varejo em Goiás tem crescimento de 5,9% em um ano

O comércio varejista em Goiás teve um aumento no volume de vendas de 5,9% entre março de 2023 e março de 2024, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre fevereiro e março deste ano, o varejo cresceu 1% em Goiás, acima do nacional, que apresentou estabilidade (0%). Na comparação anual, o volume de vendas no varejo a nível nacional cresceu 5,7%.

O estado registrou crescimento de 1,7% no acumulado em 12 meses. Em Goiás, artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos puxaram as vendas, assim como o setor de hipermercados e supermercados.

O comércio varejista ampliado em Goiás obteve crescimento acumulado no ano de 6%, com destaque para as vendas de veículos, motocicletas, partes e peças, seguido pelas vendas especializadas em produtos alimentícios, bebidas e fumo. O acumulado anual foi de 0,5%.

Na esfera nacional, a média móvel trimestral cresceu 1,2% no trimestre encerrado em março. Cristiano Santos, gerente responsável pela pesquisa, afirma que o resultado é um tanto esperado já que a estabilidade vem após “dois meses de alta”: “é uma estabilidade em um patamar elevado, tão elevado que é o recorde da série histórica”, iniciada em 1995.

Mercado de trabalho aquecido
O setor de comércio gerou 4.576 empregos com carteira assinada no primeiro trimestre de 2024 em Goiás. segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Isso equivale a cerca de 10% de todos os 43.679 empregos formais gerados no estado no mesmo período.

O aquecimento do mercado de trabalho no setor varejista também pode ser percebido pelos dados da Central de Atendimento Mais Empregos, do Governo de Goiás. Entre janeiro e abril deste ano, foram oferecidas 3.474 vagas na área do comércio, cerca de 25% do total.

O setor também registrou 8.232 encaminhamentos no mesmo período, equivalente a 33% de todos os encaminhamentos de 2024. Apenas o setor de serviços apresentou margem maior tanto em vagas oferecidas (4.763) quanto em vagas encaminhadas (8.281).