por Equipe do Observatório

Goiás é o 7º estado com a menor taxa de desocupação no país

O estado de Goiás é o 7º estado, considerando também o Distrito Federal, com a menor taxa de desocupação do país segundo dados divulgados na manhã desta sexta-feira (17/05) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral (Pnad Trimestral), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o levantamento, a taxa de desocupação em Goiás se manteve estável entre o último trimestre de 2023 e o primeiro trimestre de 2024, oscilando de 5,6% para 6,1%, bem abaixo da média nacional, que oscilou de 7,4% para 7,9%.

“Esses números mostram que as políticas públicas de capacitação profissional e intermediação da mão de obra disponível com o mercado de trabalho estão dando certo”

De fato, segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o estado gerou mais de 43 mil novas posições de trabalho com carteira assinada entre janeiro e março de 2024.

Entre os demais dados divulgados pelo IBGE, Goiás se destacou ainda por ficar em quarto lugar, também considerando o DF, entre os que menos possuem pessoas trabalhando por conta própria, cerca de 22,6%, abaixo da média nacional de 25,4%. No percentual com carteira assinada, 73,2% dos trabalhadores goianos possuem emprego formal, empatado com a média nacional de 73,9%.

Por fim, o estado também registrou a sétima menor taxa de informalidade do país, em 35,9%, bem abaixo da média nacional de 38,9%, assim como uma menor taxa de subutilização, de 12,5%, abaixo da média nacional de 17,9%.

“Esses números mostram que as políticas públicas de capacitação profissional e intermediação da mão de obra disponível com o mercado de trabalho estão dando certo. Lançamos o aplicativo Minha Vaga, gratuito para trabalhadores e empresas que estão contratando, estamos antenados com as demandas atuais, vamos fazer um feirão em breve só pra atender bares e restaurante. Assim vamos aumentando a empregabilidade em Goiás”, avalia o secretário de estado da Retomada, César Moura.