por Equipe do Observatório

Goiás é o 6º estado que mais gera empregos na área da construção civil

Segundo levantamento feito pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Goiás é o 6º estado brasileiro que mais gerou empregos na área da construção civil em 2024. A pesquisa da empresa analisou o primeiro bimestre do ano, com 4,7 mil novos postos de trabalho do setor sendo ocupados em Goiás.

Além disso, entre as capitais, Goiânia se destacou como a terceira que mais emprega no setor, gerando 2 mil novas vagas em janeiro e fevereiro, ainda segundo a CBIC.

Tanto no estado quanto no Brasil, o mercado da construção está aquecido: a CBIC aponta que no início de 2023 havia 2,652 milhões de trabalhadores empregados no setor no país, número que subiu para 2,829 milhões em 2024, um incremento de 6,7%. O aumento é justificado pelo crescimento de novos empreendimentos além de obras de infraestrutura governamentais.

“Esses números são reflexos dessa alta demanda por imóveis na cidade e no estado”

“Goiás, e em especial Goiânia, tem se mostrado muito pujante na área da construção civil. Esses números são reflexos dessa alta demanda por imóveis na cidade e no estado”, avalia o economista Eurípedes Júnior. Ao seu ver, o fortalecimento econômico e da infraestrutura no estado têm atraído novos moradores (e o seu capital), principalmente oriundos do agronegócio.

“Goiânia tem a melhor rede hospitalar do Centro-Oeste e melhores escolas, então os empresários do setor têm procurado estabelecer bases na cidade e no estado. Então Goiânia vive um momento único: enquanto outras cidades e estados observaram uma desaceleração do mercado imobiliário após a pandemia, nós continuamos a todo vapor”, aponta.

Qualificação

Com tal demanda, a pesquisa da CBIC também apontou o aumento da procura por mão-de-obra capacitada. Eurípedes destaca que o setor é muito dependente e mão-de-obra especializada, portanto é muito importante ter um mercado que possa fornecer esse pessoal, algo que Goiás também têm atendido.

“É preciso focar na formação das pessoas, para atuarem nas obras, e as empresas terem uma postura mais sensível e contratar pessoas que não tenham experiência e formá-las dentro de casa”, comenta. Ele destaca a importância do ensino técnico e de caminhos para ampliar a formação e capacitação de nossos profissionais, como os Colégios Tecnológicos de Goiás (Cotecs) e parcerias público-privadas com construtoras pra formar trabalhadores.