Compartilhar

por Equipe do Observatório

Goiás alcança maior número de trabalho com carteira assinada da história em 2024

Goiás atingiu, o maior estoque de emprego formal, isto é, o maior número de empregos, formais da sua história, com 1.603.179 postos de trabalho ativamente ocupados segundo o levantamento mais recente, de setembro de 2024. Até novembro de 2024, um saldo positivo de 79.224 empregos formais criados. Considerando o saldo positivo de geração de emprego em Goiás entre janeiro e novembro de 2024, o número de novas vagas formais ocupadas no Estado foi 62,1% maior que o total contabilizado em 2023, que foi de 48.859.

O termo “Estoque de empregos formais” refere-se à quantidade de empregos formais, de carteira assinada, regidos pela CLT, que se encontram ativos em determinado período do tempo. Logo, falar que Goiás alcançou o maior estoque de empregos formais da história, significa dizer que estamos com a maior quantidade de empregos de “carteira assinada” ativos.

“Este indicativo anda de mãos dadas com a variável renda, dado que mais empregos ativos se traduz em uma maior renda agregada”

O cenário nacional também foi positivo: foi alcançada a marca de 47,7 milhões de estoque de empregos formais em 2024. O ano encerrou com um saldo positivo de 2,2 milhões de novos empregos criados e uma baixa no desemprego, que chegou a 6,1%, taxa mais baixa desde 2012.

“Este indicativo anda de mãos dadas com a variável renda, dado que mais empregos ativos se traduz em uma maior renda agregada. Contudo, é importante colocar que, a existência de um maior estoque de empregos formais não significa, necessariamente, que os trabalhadores antes de serem empregados estavam sem rendas, pois muitos destes trabalhadores poderiam estar na informalidade ou empreendendo. O aumento do estoque de empregos formais diz mais a respeito da qualidade deste emprego e da estabilidade desta renda”, avalia o economista Lucas Marin.