Compartilhar

por Equipe do Observatório

Recorde de movimentação no aeroporto de Goiânia é termômetro de aquecimento econômico

O Aeroporto Internacional de Goiânia registrou, em julho deste ano, sua maior movimentação em 70 anos, segundo um levantamento feito pela concessionária responsável pelo terminal. Durante os 31 dias, 373.905 passageiros passaram pelo local, um número 12% maior que o registrado no mesmo mês em 2024. Em julho, o aeroporto também registrou o maior número de pousos e decolagens desde a sua fundação em 1955, 10% a mais do que a expectativa projetada pela concessionária.

Outro dado importante registrado é que o número de pessoas chegando (188.170) foi sutilmente maior que o de partindo (185.735), o que pode sinalizar um ligeiro aumento no fluxo turístico da capital e da região próxima.

“O crescimento de Goiás fica evidente na movimentação do aeroporto de Goiânia, que inclusive tem expandido o número de voos e destinos nos últimos anos”

Para o economista Luiz Ongaratto, este movimento traz bons indicadores para a capital, pois mais gente significa mais movimento na economia em hotéis, restaurantes, negócios e pontos turísticos. Vale salientar, em especial, a parte dos negócios: houve recorde também na aviação executiva, com 2.505 pousos e decolagens de jatinhos, o que colocou Goiânia no quarto lugar do ranking nacional deste tipo.

“Quando analisamos a movimentação de aeroportos, temos um termômetro econômico. O mês de julho é muito forte em viagens de férias, porém o grande volume é dado ao momento econômico que nosso Estado está passando. O crescimento de Goiás fica evidente na movimentação do aeroporto de Goiânia, que inclusive tem expandido o número de voos e destinos nos últimos anos. Os investimentos de empresas de outros estados e países traz essa movimentação de pessoas”, avalia o economista.