Compartilhar

por Equipe do Observatório

Festa do Divino Pai Eterno gera renda e movimenta economia em Trindade

Todo ano, a pequena cidade de Trindade se transforma na capital da fé do Brasil durante a Romaria do Divino Pai Eterno, que nesse ano ocorre de 27 de junho a 6 de julho. Cerca de 6 milhões de fiéis são esperados na cidade e a prefeitura estima empregar mais de 2.500 colaborados diretos durante a festa. A expectativa de público é de 30% maior que o do ano passado, com movimentação financeira até R$ 60 milhões, considerando o volume de pessoas que passarão pela festa, alimentação, deslocamento e hospedagem.

O Governo de Goiás é um grande parceiro da festa e inaugurou o Centro de Apoio ao Romeiro (CAR). As tendas montadas no quilômetro 10 da GO-060 funcionarão 24 horas por dia, até 6 de julho. Cerca de 600 servidores devem participar das atividades de acolhida aos romeiros. O local tem capacidade para atender cerca de 450 mil pessoas. Serão oferecidos lanches, como leite com canela, café, chá, suco, água, pão com manteiga e pão com mortadela. O centro também oferece espaço para descanso, banheiros, ambulância e atendimentos de saúde. Todo o trabalho é coordenado pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).

“Do ponto de vista econômico, essa festa movimenta milhões de visitantes e também tem uma incidência econômica ao longo do projeto, com barracas, com comercialização de alimentos, bebidas e também objetos religiosos”

“Para o Estado de Goiás isso é muito bom, porque essa movimentação gera uma incidência monetária e também de arrecadação tributária interessante, fazendo com que haja a geração de empregos. E pode ser que esses empregos se tornem permanentes”, avalia o economista e professor Renato Ribeiro. “Praticamente todos os hotéis e todas as pousadas já estão com sua lotação feita em 100% para poder acolher os Romeiros. Do ponto de vista econômico, essa festa movimenta milhões de visitantes e também tem uma incidência econômica ao longo do projeto, com barracas, com comercialização de alimentos, bebidas e também objetos religiosos”, completa.

A Secretaria da Indústria e Comércio de Trindade expediu aproximadamente 3 mil alvarás de ocupação de pontos públicos para uso durante a festa, além de outros 1.500 para vendedores ambulantes. Segundo Renato, a expectativa junto à prefeitura é de um incremento significativo na renda, com um aumento de até 23,5% per capita, além de um incremento na arrecadação da prefeitura na faixa de 35%: “para a economia, isso traz uma positividade bastante interessante, porque a geração de empregos diretos e indiretos faz com que haja movimentação e a circulação financeira na região”, diz.