Compartilhar

por Equipe do Observatório

Economia goiana avança no comércio e na indústria no acumulado de 12 meses

A economia goiana apresentou avanço no acumulado de 12 meses em todos os setores com destaque em particular para o comércio e a indústria. Segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o comércio cresceu 7% em fevereiro, com um acumulado do ano de 5,4% e avanço de 1,4% em 12 meses.

A venda de farmacêuticos, médicos, perfumaria e cosméticos teve o maior avanço: 18% em 2024 até agora e de 12,2% em 12 meses. Já na indústria, o crescimento em fevereiro foi de 10,4%, com destaque para o acumulado de 12 meses, que chegou a 7,3%. É a décima alta consecutiva do setor.

“O saldo positivo indica a manutenção do ciclo de recuperação econômica pós-pandemia ao atestar efetividade das políticas fiscais e propiciar um ambiente de confiança para novos investimentos privados”

Em fevereiro, produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis tiveram a maior alta (84,2%), seguidos por veículos automotores, reboques e carrocerias (82%).

“O saldo positivo do Estado de Goiás, considerando os últimos 12 meses, no crescimento dos serviços, comércio e indústria, indicam para a manutenção do ciclo de recuperação econômica pós-pandemia ao atestar efetividade das políticas fiscais e propiciar um ambiente de confiança para novos investimentos privados”, avalia a economista Heloísa Borges.

Ela salienta o desenvolvimento da indústria goiana em relação a nacional, que ficou perto de 1%. “Vale ainda ressaltar que, mais uma vez, o crescimento da indústria foi consideravelmente acima da média nacional, contribuindo assim para a geração de emprego e renda e o aquecimento da atividade econômica no Estado”, conclui.