Compartilhar

por Equipe do Observatório

Goiás atinge maior alta do país no setor de serviços

Goiás registrou a maior alta do país no setor de serviços (5,6%) no mês de julho na comparação com junho, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com o mesmo período do ano passado, o aumento foi de 9,4%. No acumulado de janeiro a julho, o crescimento foi de 7,6%.

Transportes e serviços auxiliares ao transporte puxaram a alta, com aumento de cerca de 15,6%. O turismo também segue com um crescimento acumulado de 3,8% em 2023 no Estado.

“O crescimento nos serviços mostra que o dinheiro está girando no mercado”

“O setor serviço sempre tem um crescimento quando a economia está boa. Essa demanda no setor de serviços está muito aquecida, o que é um sinal muito bom”, comenta o economista Diego Dias. “O crescimento nos serviços mostra que o dinheiro está girando no mercado, as pessoas estão consumindo, e isso consequentemente gerará mais contratações”, completa.

De fato, esse sinal de mais dinheiro circulando na praça pode estar resultado ao bom desempenho no emprego: o Estado atingiu a 2ª maior taxa de ocupação do país, segundo o Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB). A ocupação em Goiás ao final do primeiro semestre chegou a 67,3%, acima do índice nacional de 61,6%. São cerca de 3,7 milhões de goianos ocupados.

A taxa de nem-nem, de jovens que não trabalham nem estudam, está em 17,4%, abaixo da média nacional de 22,3%. O volume de trabalhadores desalentados, que estão sem emprego e desistiram de procurar, é de 1,4%, também abaixo da média brasileira de 3,4%.