O Produto Interno Bruto (PIB) em Goiás cresceu 5,3% no terceiro trimestre de 2023 em comparação com o mesmo período em 2022, acima da média nacional de 2%. A informação foi divulgada pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB).
O carro-chefe permanece a agropecuária, com variação de 21,8% no mesmo período. No trimestre, os serviços cresceram 2,2%, marcando o 11º trimestre positivo para o setor.
“É natural que o setor de serviços acompanhe o momento geral da economia”
Os serviços também se destacaram crescendo 7,2% em 2023, acima da média nacional de 3,1%. A área de transportes e correio (11,3%) e de informação e comunicação (11,2%) foram as principais atividades responsáveis por este desenvolvimento.
Na variação entre outubro de 2023 e outubro de 2022, o aumento registrado foi de 4,8%, enquanto o Brasil apresentou redução (-0,4%).
“É natural que o setor de serviços acompanhe o momento geral da economia. O mercado imobiliário está aquecido, por exemplo, impulsionando o faturamento de incorporadoras e corretores que prestam o serviço de comercialização das unidades e pelo volume das transações isso contribui muito para o crescimento do setor”, aponta o economista Felipe Cordeiro.