Compartilhar

por Equipe do Observatório

Goiás empregou mais de 1 milhão de pessoas no setor agropecuário em 2023

Goiás atingiu o maior patamar de pessoas empregas em um ano no setor agropecuário em 2023 desde 2012, com mais de 1 milhão de contratações. Os dados são do boletim de Mercado de Trabalho do Agronegócio em Goiás, do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB).

O valor corresponde a 26,6% do total da população ocupada no estado, um crescimento de 2,4% na comparação com o ano de 2022. O estado também atingiu a maior participação no número de pessoas ocupadas no agronegócio de Goiás no total de pessoas ocupadas no agronegócio do Brasil, com 3,55%.

“O agronegócio goiano, por meio de políticas de fomento e investimento em tecnologia, expandiu o número de empregos e ofertou rendimentos acima da média”

“O agronegócio goiano, por meio de políticas de fomento e investimento em tecnologia, expandiu o número de empregos e ofertou rendimentos acima da média, demonstrando o dinamismo do setor e a importância para a economia goiana no que diz respeito à geração de emprego e renda”, avalia a economista Heloísa Borges.

O setor de serviços foi o responsável pela maior parte das contratações dentro do agro, gerando cerca de 38,4% dos empregos, sendo responsável por cerca de 100 mil contratações entre 2012 e 2023. O setor primário está em segundo lugar em contratações, representando 26,1%.

O agro goiano é composto, predominantemente, por homens (679.188), que ocuparam 66,2% das vagas em 2023, e 326.013 mulheres. O rendimento médio mensal também é o mais alto entre os segmentos da economia, chegando a R$ 4,6 mil.