O comércio foi o setor que mais empregos em setembro em Goiás, seguido por serviços e indústria. O Estado acumula mais de 74 mil vagas geradas em 2023. Em setembro, ao todo, foram 4.894 novas vagas preenchidas segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Desta vez, após meses com destaque no setor de serviços, o varejo tomou a frente, criando 1.906 empregos. Serviços geraram 1.643 novas vagas e a indústria 1.162. Nacionalmente, foram gerados 211.764 empregos, uma leve baixa em relação aos 220.844 gerados em agosto.
“Quando há essa mudança para o comércio, é muito por causa das datas comemorativas.”
“Estávamos vindo de dados que traziam serviços em destaque. Quando há essa mudança para o comércio, é muito por causa das datas comemorativas. Tanto a Black Friday, que já é um grande sucesso no Brasil, quanto o Natal, que já estão fazendo a contratação de empregos temporários”, avalia o economista Pedro Ramos.
Ao seu ver, o aumento no fluxo varejista já em setembro já é uma sinalização para a preparação do setor em relação à essas datas, vindo a apresentar um provável desaquecimento no início do próximo ano. “Essa diminuição da taxa de desocupação é normal assim como é normal ser mais direcionado no setor varejista, assim como é normal lá para fevereiro e março um aumento na taxa de desucopação. É um movimento normal da atividade econômica”, conclui.
No setor de serviços, as atividades de informação e comunicação e administrativas permaneceram como as mais fortes, gerando a grande maioria das novas vagas (972), seguindo a tendência previamente estabelecida ao longo do ano.