Compartilhar

por Equipe do Observatório

Setor de serviços continua crescendo em Goiás

A recente divulgação dos indicadores de volume de serviços para Goiás até setembro de 2023 oferece uma visão detalhada das tendências econômicas na região. O setor de serviços cresceu 7,5% em Goiás no acumulado de 2023 em setembro em relação ao mesmo período de 2022 segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB). A média nacional ficou em 3,4% para o mesmo período.

O setor de transportes foi o que mais cresceu, acumulando 11,2%, empatado com comunicação e informação. No indicador interanual, na comparação de setembro deste ano com setembro de 2022, o aumento foi de 3,9%, enquanto o Brasil apresentou resultado negativo (-1,2%).

“As diferenças marcantes entre os setores sublinham a necessidade de abordagens estratégicas diferenciadas e adaptadas às características únicas de cada área de serviço”

Os dados apresentam um aquecimento da economia, mas não garante uma divisão igualitária desse crescimento. Mesmo com o aumento da atividade econômica, o trabalhador ainda lida com a mesma renda conforme se prepara para as compras e despesas do final e do começo do ano. Há também a perspectiva do aumento do PIB do Estado, com projeção superior a 5%.

“Os Serviços prestados às famílias apresentaram um crescimento mais modesto de 0,2%, enquanto os Serviços profissionais, administrativos e complementares registaram uma variação negativa de 1,4%. Estes números refletem uma recuperação gradual e desafios específicos desses setores, respectivamente”, aponta o economista Diego Dias.

É fundamental observar que essas variações ocorrem no contexto de um aumento geral de 7,5% para o setor de serviços em Goiás, indicando uma tendência de crescimento na economia regional. “No entanto, as diferenças marcantes entre os setores sublinham a necessidade de abordagens estratégicas diferenciadas e adaptadas às características únicas de cada área de serviço”, completa Dias.