Compartilhar

por Equipe do Observatório

Turismo avança em Goiás com feira e novos destinos no mapa

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelaram que o turismo em Goiás cresceu 13,5% entre abril de 2024 e abril deste ano, um avanço superior à média nacional de 9,3%.

Parte desse sucesso se deve à políticas públicas para incentivar o setor, como a realização da 5ª Expo Turismo Goiás, no Centro de Convenções de Goiânia no início de julho, focada no mercado turístico e em rodadas de negócio. O evento teve palestras, capacitações e cerca de 140 estandes com um público de aproximadamente 4 mil profissionais da área.

Segundo o presidente da Goiás turismo, Roberto Naves, inciativas como essa possuem um objetivo claro: “transformar o turismo em uma política pública estruturante para Goiás. Quando o Estado investe em eventos como a Expo Turismo, investe na geração de empregos, na valorização das regiões e no fortalecimento da economia local. O turismo que promovemos é planejado, tem identidade e propósito”.

Neste mês de julho, a Goiás Turismo também atualizou o Mapa do Turismo goiano que agora passa a ter 97 municípios após a adição de São Francisco de Goiás, Inaciolândia, Acreúna, Israelândia, Santa Helena de Goiás, Damianópolis, Nova Roma, Montes Claros de Goiás e Mundo Novo. O novo mapa continua dividido em 12 regiões turísticas, com uma mudança registrada de nome: a região Pegadas no Cerrado passa a ser região Agroecológica.

A região tem exemplos marcantes como Rio Verde, com a Rota do Agro; Jataí, com suas águas quentes; Paraúna, com a vitivinicultura e o ecoturismo; além de Jandaia, com o turismo de aventura e o Circuito de Parapente. Ela ganhou mais três municípios: Acreúna, Israelândia e Santa Helena.

Para entrar no mapa, a cidade precisa ter uma pasta responsável pelo setor turístico, ter um conselho municipal voltado para o setor e destinar parte do orçamento para fomentá-lo. A iniciativa busca regionalizar cada vez mais o turismo no Estado, fortalecendo destinos e atrações de qualidade mas pouco conhecidas, como o Remansão (foto), situado em Nova Roma.