As vendas no varejo em Goiás tiveram uma redução de 6,4% em outubro de 2023 em relação ao mesmo mês de 2022 segundo levantamento do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo, do Instituto Propague. O índice considera operações via cartão de crédito e débito, vales e Pix.
A avaliação do índice para o cenário nacional neste fim de ano não é de uma maior redução, mas também não é otimista como previsto anteriormente. Os setores de farmacêuticos e de móveis e eletrodomésticos foram os que apresentaram maior estabilidade, ficando com o saldo positivo em torno de 0,8%.
“A tendência apontada nos segmentos de mercado nos leva a rever nosso diagnóstico anterior de um cenário de melhora para um de estabilidade, mas com cautela”
“A tendência apontada nos segmentos de mercado nos leva a rever nosso diagnóstico anterior de um cenário de melhora para um de estabilidade, mas com cautela. É crucial que os empreendedores estejam atentos a esses indicadores e adotem estratégias adaptativas para conseguir impulsionar o seu negócio”, afirma o pesquisador responsável pelo levantamento, Matheus Calvelli.
Nacionalmente, a redução foi de 2,8% em relação ao mesmo período do ano passado. A maior redução a nível nacional foi no setor de hipermercados e supermercados (9,5%), seguido por livros, jornais, revistas e papelaria (9,1%) e produtos alimentícios (6,7%).